Imagem da capa

Imagem da capa

Resenha: Além da Magia (Tahereh Mafi)

Além da Magia
Tahereh Mafi
Universo dos livros
Sinopse: Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda.
Ferenwood é um mundo mágico onde as cores e magia andam lado a lado. Cor e magia são necessárias para criar praticamente tudo. Todos habitantes de Ferenwood nascem com cores, bom, nem todos. Nossa protagonista, Alice Alexis Queensmeadow, não tem cores. Alice é pálida, os únicos resquícios de cor na menina são seus olhos e o leve avermelhado nas maçãs de seu rosto. Por causa de sua condição Alice acredita não ser uma boa praticante de magia. Todos nesse mundo também nascem com um talento. Ao completar 12 anos, as crianças demonstram seus talentos na cerimônia de Entrega em troca de uma tarefa, um desafio a ser cumprido.

A cerimônia de Entrega é a única oportunidade de Alice se sentir parte de algo, uma vez que ela se sente tão desconexa. E também, uma ótima oportunidade para procurar seu pai desaparecido. Em busca de ‘Pai’, Alice viaja para a traiçoeira terra de Futhermore junto com seu companheiro, o garoto mais irritante de toda Ferenwood, Oliver Newbanks.

A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era extraordinário e uma grandíssima de uma aventura.


Essa foi a minha primeira experiência com a escrita da Tahereh Mafi, a pesar da autora já possuir uma serie consolidada. Eu tenho a primeira edição de “estilhaça-me”, mas nunca li.

‘Além da magia’ foi uma leitura bastante agradável, divertida e peculiar. A abordagem da narradora no meio da história foi bem estranho, mas acabei gostando disso, a narradora pausa a história para dar algumas informações valiosas. A construção de Ferenwood e de toda Futhermore é bem louca. É quase que impossível não imaginar esses mundos como um filme do Tim Burton. Acho que não foi uma consciência a protagonista ter o nome de Alice, em determinados pontos lembram a história de Lewis Carroll. O livro é todo bonitinho, fofinho, verdadeiramente digno de um conto de fadas, mas algumas cenas são dignas de filme de terror. Bem freak.

Os personagens são maravilhosamente complexos. Alice, a única pessoa sem cor em toda Feren, é muito explosiva. A história dela é bem comovente e no início chegou a me cativa, mas... em determinado ponto a personalidade da Alice começou a me incomodar. Certamente, Alice é o tipo de criança em que eu daria um bicudão atrás da cabeça. Oooh piveta teimosa. Oliver, aaahhh, Oliver que foi um bundão no passado e que agora é um amorzin.

Apesar de ser um pouco infantil, o livro trás muitos ensinamentos sobre a vida, amizade, família, sonhos. Uma lindeza.

1 Comentários

Ativador Formulário de Contato