

Menina Má
William March
DarkSide Books
MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.
Violento, assustador, aterrorizante e bla bla bla... Estes foram vários dos adjetivos para descrever esse livro, publicado em 1954 provavelmente deve ter chocado na época, mas atualmente não passou de uma história sobre uma criança má que não me chocou em nada. A escrita do William March é bem refinada o que vai parecer um pouco arrastado para quem não está acostumado com esse tipo de escrita (EU).
“Ela é tão fria, tão impessoal em relação a coisas que incomodam os outros..”No livro conhecemos Christine a mãe de Rhoda de 8 anos, um verdadeiro anjinho meiga, educada, estudiosa, simpática, independente. A garotinha é adorada pelos vizinhos que a mimam com presentinhos. Depois de um trágico acidente ocorrido durante um passeio escolar sua mãe, Chirstiane Penmark, começa a desconfiar das “doces” atitudes garota. Então, a Burra da Sr Penmak (descrita por um dos personagens dessa forma) descobre uma Rhoda fria, calculista e manipuladora. Todas as suas ações são premeditadas, principalmente quando ela quer alguma coisa. A princípio, o zelador do prédio onde mãe e filha moram é o único a decifrar a garota de maneira precisa.
É bastante incomodo a forma em que a mãe da garota descobre todas as atrocidades de Rhonda e absolutamente não toma nenhuma atitude. O pai extremamente ausente na formação da garota. Finalmente, quando a mãe decide tomar alguma atitude, as coisas não saem exatamente como o planejado. Raiva define.
“Será a maldade uma espécie de semente que carregamos dentro de nós, capaz de brotar na mais adorável das crianças?”A história vai muito além da garotinha psicopata, se você tiver um bom entendimento sobre o assunto vai entender um determinado ponto em que o autor quer chegar. O tom de mistério que o livro toma no decorrer do livro foi o que me motivou a ler o livro rapidamente. O livro tem até mesmo uma explicação para o titulo original The Bad Seed (semente do mal). Depois der ler tal parte fiquei me perguntando: qual o motivo de terem posto o titulo de “Menina Má”?
March faz um referencia ao nascimento de um psicopata. Segundo o projeto originalmente liderado pelo professor de psicologia Thomas Joseph Bouchard Jr. mostrou que a psicopatia é 60% hereditária. Porem o ambiente compartilhado na formação do individuo também contribui. “The Bed Seed” fica mais claro ainda não é mesmo?
“Como posso culpar Rhoda por seus atos? Quem tem essa semente do mal e o passou para ele fui eu. Se alguém tem culpa, esse alguém sou eu, não ela.”O final foi um balde de água fria (para mim que esperava outra coisa), o autor cria todo um clima de suspense e que faz o leitor ler o ultimo capitulo vorazmente ansiando pelo tal final. Quando este se “concretiza” é extremamente broxante. Se eu tivesse que escolher um meme para esse final seria: “péssima, péssima. Não gostei. Achei o fim, uó.”
0 Comentários