Imagem da capa

Imagem da capa

Resenha: A Magia do Inverno (Tahereh Mafi)

A Magia do Inverno - Futhermore # 2
Tahereh Mafi
Universo dos livros
Sinopse: Embarque em uma incrível jornada pela terra de Whichwood nessa impressionante continuação do aclamado best-seller Além da Magia, de Tahereh Mafi! Nossa história começa em uma noite congelante… Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho), e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia.
Laylee enfrenta o mundo cozinha, tendo apenas 13 anos, sua mãe morreu e seu pai ficou louco, agora a jovem garota tem a árdua missão de ser à única mordeshoor, magia herdada de seu pai, em Wichwood. Por ser uma criança e estar sozinha o povo de Wichwood se aproveitam da situação. Ser uma mordeshoor é um talento peculiar e árduo. Laylee tem que lavar cadáveres, recém-mortos ou até mesmo em decomposição com seus membros deslocando das juntas, e assim preparar seus caminhos para Otherwhere. Com o tamanho abuso dos moradores de Wichwood, ela vem se desgastando há tempos, lavando vários corpos no frio congelante, sem tempo para descansar.

Se a vida de Laylee já era sofrível, as coisas só tenderam a piorar. Laylee está ficando fraca, os olhos, cabelos e pontas dos dedos estão ficando acinzentados, ou seja, Laylee tem poucos dias de vida. Como sabemos, se não há cor também não há magia e vida, é então que o caminho da mordeshoor cruza com Alice e Oliver, protagonistas do primeiro volume “Além da Magia”.

"Porque uma coisa é contemplar os mortos, mas segurar a morte nos braços é outra bem diferente."

Alice e Oliver vieram ajudar Laylee, consequência do que acontece em Além da magia. Alice finalmente recebeu sua missão da entrega (uma cerimônia mágica específica de FarenWood). Não é um spoiler, Alice pode ajudar facilmente a jovem protagonista, Alice é um pincel ambulante. Simples, não é? Não. Seria bem bobo se tudo fosse resolvido tão simples assim. A missão tem toda uma simbologia poética. Há dois caminhos, um óbvio e outro não tão assim.

***

Agora, se você não leu Além da Magia, não se preocupe. Você ainda pode desfrutar de A magia do inverno. O livro tem tantas notas de rodapé úteis sempre que Além da Magia é mencionado, para lhe dar uma visão muito breve ou para lembrá-lo do livro no caso de você tê-lo lido.

Tahereh Mafi me surpreendeu com a escrita e a construção do mundo ao lado dos personagens maravilhosos que encontramos no livro. Vemos Laylee em todos os seus pontos fortes e fracos, as razões por trás de seu comportamento cauteloso ao se deparar com os dois personagens "familiares" que vêm ajudá-la. Esses personagens são Alice e Oliver, e mais para frente, Benyamin. Os três formam um vínculo de amizade improvável que é testado quando Laylee fica mais adoentada por lavar todos os cadáveres sem descanso.

"Os três sabiam, sem dizer nada, que podiam contar um com o outro e que, de alguma forma, suas vidas importavam um para o outro. Esse era um presente que pouquíssimas pessoas tinham recebido em suas vidas."

Por causa do dom da protagonista o livro tem um tom sombrio (claro, envolvendo morte o que não fica sombrio?). A magia do inverno tem um enredo bastante complexo que lida com família, abuso infantil, amizade e consciência social em relação aos órfãos. Cada reviravolta no livro trouxe uma profundidade à dor e desejo de Laylee de ser amada e levar uma vida normal.

***

No geral, foi uma das melhores leituras do ano. Tahereh é um escritor maravilhoso com a brilhante capacidade de contar histórias. Esperando as continuações desta série.

Ativador Formulário de Contato