![]() |
Ilustração: Snow White – Arthur Rackham |
Muitos dos enredos que deram origem aos contos de fadas surgiram entre o século 6 antes de Cristo e a Idade Média, oriundos, em grande parte, do folclore europeu. Passadas de geração em geração, eram histórias inventadas normalmente para dar dicas de sobrevivência de uma geração para outra e espalharam-se pelo globo graças ao deslocamento das pessoas e também às rotas comerciais.
Na moral de cada historinha estava a ideia de prevenir adultos e crianças sobre ameaças e violências do mundo ao redor. Para fazer isso, elas não economizavam nas cenas sangrentas ou nos personagens cruéis. Assim, muitas das histórias originais trazem todo um contexto e desfecho considerado macabro e violento para os dias atuais.
Apesar de terem recebido adaptações ao longo dos anos, como uma espécie de adaptação cultural, principalmente no que diz respeito à criação das crianças, muitos contos, alguns escritos pelos Irmãos Grimm, outros por escritores individuais como Charles Perrault (o pai da literatura infantil), ainda permanecem com o enredo praticamente original.
Aqui nessa série serão mostrados alguns contos, alguns destes vocês provavelmente nunca ouviram falar. São contos que sequer chegaram ou receberam adaptações no hemisfério sul.
Ah, vou acompanhar! ❤️
ResponderExcluir